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Como aumentar a interação dos seguidores com o perfil do meu negócio?

Como muitos empresários sabem, é bastante importante ter uma boa relação com o seu público. Uma das formas mais comuns e mais eficaz na internet é através do engagement nas redes sociais.

Mas afinal o que é a interação ou engagement?

O engagement, ou engajamento, é o envolvimento do público com o perfil da empresa. O perfil será o das redes sociais como o Facebook, Instagram, X, TikTok, etc. O objetivo é criar uma relação longa e duradoura com o cliente.

Esse envolvimento consiste em quê?

Desde um simples like, a um comentário, a uma partilha, ao gostar ou seguir a página… Ou seja, toda a relação que o potencial (ou atual) cliente tenha com o perfil da marca.

Essa relação pode ser positiva ou negativa. O desejado é que o engagement seja positivo. Pois, é muito difícil recuperar de uma má reputação. Por isso mesmo, não é desejado que os seus seguidores deixem de seguir a sua página profissional ou que façam comentários negativos.

Este envolvimento não é um processo automático, que é construído apenas numa publicação. Leva tempo até ter um público fiel e interessado.

Como fazer para aumentar o engagement?

O primeiro passo, claro, é criar uma conta numa rede social. Aconselhamos sempre a ter conta naquela(s) que seja(m) mais adequada(s) para a sua área de atuação. Pois, o público que se movimenta no Facebook é diferente do que se movimenta no TikTok, por exemplo.

De seguida tem de planear o seu conteúdo. E este planeamento tem várias fases, como pode ver no nosso artigo sobre como criar uma estratégia eficaz para as redes sociais.

Deve ter a sua persona ou público alvo definido. O que isto quer dizer? Que tem de saber para que tipo de pessoa quer falar. Se a sua marca é mais orientada para um público jovem ou envelhecido, se para homens ou para mulheres, por exemplo.

É muito importante manter a consistência. Esta consistência não se trata apenas de consistência no calendário – que também é importante – mas principalmente no conteúdo que é partilhado, na linguagem utilizada e na imagem que é transmitida.

Se utiliza uma linguagem mais informal, deve mantê-la sempre assim. Se partilha informação sobre o tema x, deve falar sobre esse tema na maior parte do tempo. Isto não quer dizer que por vezes não possa falar sobre outros temas.

Lembre-se sempre que as pessoas seguem a sua conta profissional para saber mais sobre a marca. É esse o objetivo principal.

Se começar a partilhar conteúdo que não esteja diretamente relacionado com a sua atividade, os seus seguidores irão vê-lo como conteúdo irrelevante e poderão ficar confusos. Isto leva a uma perda de credibilidade, o que, por sua vez, leva a menos interações e menos interesse. Isto não é desejado.

Agora, uma das coisas mais importantes e que deveria ser feita mais vezes: fale sempre com a sua audiência. Comunique sempre de forma direta, não fale para o público errado. Responda aos comentários de forma útil e agradável. Faça perguntas. Responda às mensagens que lhe enviam. Ninguém gosta de sentir que não foi ouvido. Pode ler todos os comentários e mensagens, mas se não responder os seus potenciais clientes não vão saber. E não quer ter um mau engagement por causa disto.

Não tenha medo

Por vezes, parece aborrecido estar a publicar todas as novidades da empresa. Pode sentir que está a sobrecarregar os seus seguidores. Mas faça a seguinte pergunta: porque motivo é que aquelas pessoas seguem a sua página?

Os seus clientes querem saber o que tem para lhes vender. Quais são as soluções que tem para eles.

Se as pessoas não souberem exatamente o que vende, como é que vão comprar-lhe alguma coisa?

Se não souberem tudo que tem para lhes oferecer, as pessoas não se tornam suas clientes.

Portanto, se a sua informação for transmitida de forma estratégica, não tem de ter medo do que vai publicar. O seu público quer ver o que tem para lhes oferecer.

O engagement é importante, porque…?

Afinal, tanta gente fala sobre a importância do engagement porquê? Porque o algoritmo das redes sociais o valoriza muito. As páginas sugeridas são aquelas que têm maior engagement. Quando há uma procura por um perfil, ou tema, aparece primeiro o que tem mais engagement.

É uma ferramenta mesmo muito importante para quem quer destacar-se da concorrência.

O número de seguidores não é tudo

É muito importante manter perto de si os seguidores interessam. Ou seja, aqueles que estão interessados no seu produto, marca ou serviço, pois, além de interagirem de forma positiva com a sua página também podem ainda tornar-se seus clientes ou futuras parcerias de negócio.

Não é bom para o seu engagement ter seguidores que não estão interessados no seu produto ou marca, pois, estes não irão interagir de forma positiva. Na melhor das hipóteses podem ignorar aquilo que partilha com eles e, na pior, deixar comentários e críticas negativas.

Para ter um bom engagement é melhor poucos seguidores mas de qualidade, do que muitos e a baixar a sua taxa de interação.

Conclusão

Para aumentar o engagement do seu público com o seu perfil profissional deve publicar de forma estratégica, falar diretamente com a sua audiência e manter a forma de comunicação e o tipo de conteúdo.

Não se esqueça que é preciso tempo para os resultados começarem a surgir. Quando os perfis ou páginas têm poucos seguidores é habitual demorarem mais tempo a atingir o nível de engagement desejado.

Mesmo os perfis com mais seguidores podem ter pouco engagement, pois, podem não ter o perfil ideal de seguidores.

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